A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (5), uma operação para combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos no interior da Bahia e em Pernambuco. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana, no norte da Bahia, e Cedro, em Pernambuco. (continue lendo após as publicidades)
Batizada de "Operação Sanit", a ação busca desarticular um esquema de fraudes em licitações promovidas pela Prefeitura de Canarana. O site g1 tenta contato com a administração do município para obter mais informações.
As investigações indicam que recursos públicos foram desviados por meio da inexecução de serviços contratados para controle de pragas e sanitização de ruas. A Polícia Federal aponta o uso de documentos falsos para beneficiar a empresa contratada e a ausência de comprovação da execução dos serviços.
Os recursos envolvidos nas fraudes eram provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde. Apesar das exigências de veículos e mão de obra nas licitações, há indícios de que os serviços de sanitização foram realizados por apenas um profissional e sem o uso dos veículos contratados.
Os mandados judiciais foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Os suspeitos, cujas identidades não foram reveladas, poderão ser processados por crimes como fraude à licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos públicos. (Informações do G1)
Leia também:
0 Comentários