O Papa Francisco aceitou a solicitação de renúncia ao governo pastoral da diocese de Irecê (BA) apresentada por dom Tommaso Cascianelli, CP, por ter atingido a idade de 75 anos, como estipulado no Direito Canônico. Simultaneamente, o Santo Padre designou o padre Antônio Ederaldo de Santana, pertencente ao clero de Alagoinhas (BA), como bispo da diocese. O sacerdote, atualmente pároco na paróquia Nossa Senhora do Livramento em Rio Real (BA), assume o novo cargo. (continue lendo apos as publicidades)
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou gratidão ao novo bispo emérito e enviou saudações ao monsenhor designado como bispo de Irecê.
Novo Bispo de Irecê
O nascimento de Padre Antonio Ederaldo de Santana ocorreu em Olindina (BA) em 16 de abril de 1975, sendo o terceiro filho de José Bento Santana e Josefa Pinheiro de Santana. Ele realizou seus estudos fundamentais (primário e ginasial) em Olindina (BA) e frequentou o curso de Técnico em Contabilidade na cidade de Catu (BA).
Sua jornada no seminário propedêutico na arquidiocese de São Salvador (BA) iniciou-se, e de 1997 a 2002, ele cursou Teologia e Filosofia na Universidade Católica de Salvador, onde obteve o bacharelado em Teologia. A ordenação diaconal ocorreu em 16 de julho de 2002, por dom Jaime Mota de Farias, e a ordenação presbiteral, por dom Paulo Romeu Dantas Bastos, em Olindina (BA), no dia 22 de dezembro de 2002.
Ele desempenhou a função de vigário paroquial em Nova Soure (BA) de 2003 a 2005, durante o mesmo período em que atuou como coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e concluiu o curso de Especialização em Juventude. No período de 2005 a 2006, assumiu como vigário paroquial na catedral de Santo Antônio. De 19 de fevereiro de 2006 a 2023, foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real (BA).
Entre 2007 e 22 de março de 2021, também desempenhou o papel de vigário geral da diocese de Alagoinhas (BA). Além disso, ocupou os cargos de coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo e diretor espiritual diocesano da Renovação Carismática Católica. A partir de 22 de março de 2021 até 17 de dezembro de 2023, exerceu a função de administrador diocesano, por nomeação do metropolita cardeal Sergio da Rocha, primaz do Brasil.
A Diocese de Irecê é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado brasileiro da Bahia, pertencente ao Regional Nordeste III da CNBB, e na jurisdição da Província Eclesiástica de Feira de Santana.
A Diocese de Irecê tem 26 (vinte e seis) paróquias para atender os fiéis diocesanos:
- Paróquia São Domingos de Gusmão - Irecê - Centro
- Paróquia São José Operário - Irecê - São José
- Paróquia São Pedro - Irecê - Fundação Bradesco
- Paróquia São Sebastião - Seabra
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Lençóis
- Paróquia Senhor Bom Jesus - Palmeiras
- Paróquia Nossa Senhora da Graça - Morro do Chapéu
- Paróquia Nossa Senhora do Livramento - Iraquara
- Paróquia São João Batista - Souto Soares
- Paróquia São Sebastião - América Dourada
- Paróquia São José - João Dourado
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Mulungu do Morro
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Distrito de Fedegosos em Morro do Chapéu
- Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Cafarnaum
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Presidente Dutra
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Uibaí
- Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus - Central
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Jussara
- Paróquia São Gabriel Arcanjo - São Gabriel
- Paróquia São João Batista - Lapão
- Paróquia Senhor do Bonfim - Ibititá
- Paróquia São João Batista - Ibipeba
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Barra do Mendes
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Barro Alto
- Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio - Canarana - Centro
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Distrito de Salobro em Canarana
Leia Também:
0 Comentários