O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (26), que irá fornecer um acelerador linear para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Irecê, na Bahia. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve em Brasília para garantir o equipamento, que tem um valor estimado em mais de R$ 25 milhões. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará o anúncio oficial da conquista durante sua visita ao estado nos próximos dias.
O acelerador linear é um equipamento utilizado em tratamentos radioterápicos e representa um avanço significativo na assistência oncológica. De acordo com a secretária Roberta Santana, a instalação do equipamento na Unacon de Irecê irá melhorar a assistência especializada e aumentar a regionalização da saúde na região.
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, comemorou a notícia, destacando que a Unacon já está pronta para funcionar na sua plenitude, faltando apenas a instalação do acelerador linear para possibilitar a realização de radioterapia e braquiterapia. A conquista é especialmente importante para os cerca de 600 pacientes que atualmente precisam viajar constantemente para Salvador para receber tratamento no Hospital Aristides Maltez.
Com a instalação do novo equipamento, milhares de famílias da região serão beneficiadas, aliviando o sofrimento de muitos pacientes oncológicos que precisam se deslocar para outras cidades em busca de tratamento especializado.
Leia tambem:
0 Comentários